quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A Universidade, a Residência e as aulas de Sueco

Olá a todos,

Peço desculpa por este meu desaparecimento momentâneo mas estou de volta e estou bem! :p

Já fui até à Universidade, até à Escola de Educação cujo edifício se chama Orkanen. Aqui fui recebido por todo o grupo internacional da Universidade bem como por estudantes que lá estavam para nos receber. Eles fazem parte do Interact e são os nossos "fadder" ou buddy por isso é igual a um buddy-system. A universidade é bastante multicultural e diversificada. Tenho colegas de vários países incluindo Canadá, Chile, China, Japão, Perú, Itália, América, Austrália, Holanda, Alemanha, França, Polónia e tantos outros mais.

As aulas de sueco têm sido engraçadas mas esta é uma língua um pouco difícil de aprender sobretudo a pronúncia. Enfermeiro/a é sjuksköterska :P Vamos ver como corre... O grupo internacional também nos dividiu em grupos para que façamos um projecto sobre algo relacionado com a Suécia. O meu grupo decidiu fazer sobre a língua sueca. Depois vamos ter que apresentar estes projectos dos quais três vão ser seleccionados para serem apresentados a todos os estudantes que chegaram agora em Janeiro no dia da cerimónia de formatura deste pequeno curso de sueco :p e será eleito um vencedor. O verdadeiro objectivo destes projectos é fazer algo que os próximos estudantes a virem possam usar como informação e para se sentirem menos perdidos que nós.

Quanto à residência, esta é bastante boa e eu tive a sorte de ficar no melhor andar :p O quarto é grande e tem espaço suficiente para dormirem 4 pessoas no chão à vontade :p por isso venham daí. Só tive um problema no primeiro dia/noite pois a fechadura estava perra e a chave não rodava toda e não conseguia abrir a porta bah por isso tive de dormir no reles do quinto piso que é muito escuro e sombrio. As pessoas do meu andar são umas bacanas e podemos encontrar espanholas, italianas, holandesas, americanas e australianas, também está cá um grupo de frança e uma rapariga de Malta (que se vai embora no sábado). E pronto acho que é tudo :) hoje vamos ter um jantar em grupo e acho que vai ser massa à bolonhesa :P

Amanhã ou depois posto umas fotos não tenho tido mesmo tempo e ainda tenho de arranjar uma bicicleta que o bus sai caro :s

Ah a neve já derreteu quase toda mas no outro dia nevou por isso espero que continue a nevar :)

Beijos e Abraços,
Gui

2 comentários:

  1. Que giro esse projecto!!! ai o gui vai vir a falar sueco tão bem ehehh depois tens que nos ensinar uma ou outra palavra :P beijao, Papy

    ResponderEliminar
  2. Filhote, hj não falamos. Espero que esteja tudo bem e talvez por ser 6. feira vc tenha saído com os amigos para conhecer a "night", será?
    A bolonhesa estava boa?
    Quero só ver esse trabalho de grupo...tá na cara que o Vosso vai ganhar.
    Amanhã vou para Aveiro.
    Beijocas e fica bem,
    Mamãe

    ResponderEliminar